Se você já percebeu impactos positivos ao transformar processos da sua corporação em jogos, saiba que você está no caminho certo. Um estudo realizado por pesquisadoras da FGV EAESP mostrou que a gamificação promove bons resultados em três dimensões nas organizações: organizacional, de equipe e também individual.
No aspecto organizacional, a pesquisa observou melhorias na produtividade, aprendizagem e também nos processos de inovação e de atualização organizacional. No sentido de equipe ou time, foram notadas melhorias no clima organizacional, na comunicação e no trabalho colaborativo. O aspecto individual também não ficou de fora, com a percepção do maior desenvolvimento do trabalhador, que atuou de forma mais autônoma, com maior transparência na relação entre líderes e liderados, mais auto-estima e também um notado empoderamento dos profissionais.
“Os resultados da pesquisa podem gerar impactos nas organizações, no sentido de auxiliar gestores em suas tomadas de decisão relativas à implementação de processos gamificados que visem a aprendizagem organizacional”, explica Vanessa Martines Cepellos, uma das autoras da pesquisa.
Além de indicar as melhores práticas para a implementação da gamificação nas organizações – o que pode servir como um guia aos interessados – a pesquisa também mostra a potencialidade do uso da gamificação nas corporações especialmente quando utilizada em conjunto com outros elementos – como palestras, maior envolvimento da área de RH, envolvimento dos gestores de áreas – para a melhoria das três dimensões (organizacional, de time e individuais) da organização.
Realizada com objetivos qualitativos e exploratórios, a pesquisa envolveu a realização de seis entrevistas semi-estruturadas com consultores de gamificação que já implementaram essa ferramenta no setor varejista e demonstrou o entendimento da gamificação como uma solução inovadora e estimulante de aprendizagem, que é capaz de proporcionar ganhos em escala, além de apresentar menor custo de implementação.