As operações humanitárias (HO, da sigla em inglês para Humanitarian Operations) têm atraído interesse de profissionais e acadêmicos, especialmente por conta do seu potencial de reduzir o sofrimento humano em situações de desastre, o que tem consolidado a HO como um campo importante de pesquisas.
Diante desse contexto, pesquisadores da FGV EAESP fizeram uma proposta inédita de compreensão da estrutura deste campo de pesquisas, por meio de uma sistemática revisão de literatura baseada em técnicas que bibliometria, que permitiram identificar a estrutura intelectual dos estudos de operações humanitárias, primeiramente identificando as suas bases fundamentais e depois também apontando tendências de pesquisa.
Em termos da da construção de uma estrutura, que é apresentada visualmente conforme o gráfico abaixo, os pesquisadores destacam duas grandes áreas: a Otimização de Distribuição em Logísticas Humanitárias (DPHL, da sigla em inglês para Distribution Optimization in Humanitarian Logistics) e Supply Chain Management Humanitário (HSCM, da sigla em inglês para Humanitarian Supply Chain Management.
Entre os temas emergentes, destacaram-se a Gestão de Relacionamentos e Big Data, a Localização de Instalações de Cuidados de Saúde e a Otimização da Restauração de Fluxos de Rede.
“Entendemos que da mesma forma que o mapa é um instrumento visual para guiar, a literatura mapeada neste trabalho pode servir como um guia para pesquisadores e estudantes desenvolverem as próximas pesquisas nesta área”, concluem os autores.