Dois irmãos proprietários de uma pousada encontram-se em um dilema: construir mais quartos adaptados na pousada ou usar um terreno próximo para fazer uma construção já adaptada a partir da planta? Esse caso de ensino, que se apoia na experiência dos gestores da pousada Bravo House, permite que os alunos e leitores possam se colocar no lugar dos gestores, analisando a situação da empresa e o contexto em que ela se encontrava, de maneira a experimentar as dúvidas de um processo de tomada de decisão.
O objetivo do caso de ensino, desenvolvido pelo pesquisador da FGV EAESP Raul Beal Partyka em parceria com outros dois autores, é servir de apoio para a aprendizagem de estratégias de diversificação para maximização dos lucros da empresa.
“Esse caso proporciona aos leitores a oportunidade de analisar a tomada de decisão dos gestores e avaliar as estratégias de diversificação ou medidas que poderiam ser tomadas para trazer bons resultados financeiros para a empresa”, reforça Partyka.
As informações descritas no caso de ensino tiveram como base as experiências de Richard Felipe Savisky, um dos autores do material, durante a gestão da empresa, além de citar fontes primárias (fornecidas pelos sócios da empresa) e fontes secundárias (como websites e artigos sobre diversificação).
O roteiro e os acontecimentos são situações reais, assim como o nome da empresa e os personagens, que foram mantidos fiéis aos fatos.
Premiado como o melhor trabalho da área temática de casos de ensino no Semead 2021 e com fast-track para a revista REGEPE, esse caso de ensino pode ser uma alternativa contemporânea e verídica para a ilustração da importância da diversificação durante as aulas.