Nos últimos anos, a academia tem se voltado para estudar o poder das plataformas digitais, a resistência dos usuários e como essas plataformas afetam os trabalhadores. Embora saibamos que as plataformas digitais impactam as organizações de várias maneiras, ainda há uma compreensão limitada sobre como exatamente as empresas gerenciam essas interações.
Em entrevista para o Podcast Impacto, Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna fala sobre sua pesquisa “Plataformas e organizações digitais: O caso de uma confeitaria brasileira em uma sociedade online“, que recebeu menção honrosa por sua contribuição ao entendimento de como as organizações gerenciam suas interações e avaliações em plataformas digitais. Vianna fez o Doutorado em Administração de Empresas na FG EAESP, orientado pelo professor Rafael Alcadipani da Silveira e co-orientado pelo professor Marcos Barros. Seu trabalho é composto por três artigos que exploram, a partir de diferentes ângulos, a dinâmica das interações digitais de uma confeitaria brasileira, proporcionando insights valiosos para a gestão contemporânea.
Três pontos se destacam na pesquisa de Vianna: A Legitimação nas Mídias Sociais: como as interações nas mídias sociais ajudam as organizações a fornecer e adquirir legitimidade; A Fantasia nas Redes Sociais: como as organizações usam tecnologias de produção e mídia social para criar conteúdos que despertam a imaginação dos clientes, gerando uma experiência envolvente; e Gestão de Reputação em Múltiplas Plataformas: como as organizações manipulam dados e informações de diversas plataformas para gerenciar sua reputação.
A pesquisa não apenas avança no conhecimento acadêmico sobre a gestão de plataformas digitais, mas também fornece diretrizes práticas para organizações que buscam melhorar sua presença e reputação online.
Ouça o episódio: