As ferramentas, aplicações e capacidades de Inteligência Artificial (IA) têm recebido enorme atenção de profissionais da indústria, acadêmicos e formuladores de políticas. O mercado de IA está crescendo rapidamente e projeta-se que atinja US$ 309,6 bilhões até 2026, em comparação com US$ 58,3 bilhões em 2021. Nesse cenário, empresas estão integrando IA em seus modelos de negócios para melhorar a eficiência e criar desempenho em um mundo cada vez mais digitalizado.
O pesquisador da FGV EAESP, Maciel M. Queiroz, em colaboração com Samuel Fosso Wamba, Ilias Pappas e Yulia Sullivan, publicou um estudo na Information Systems Frontiers explorando o impacto direto da capacidade de IA no desempenho das empresas, bem como seu efeito indireto quando mediado por uma cultura orientada a dados. A pesquisa utilizou 205 respostas de uma pesquisa online com empresas que adotaram IA nos EUA, analisando dados por meio de modelagem de equações estruturais.
Os pesquisadores apresentam três tipos de recursos necessários para a capacidade de IA: tangíveis (tecnologia), intangíveis (habilidades do pessoal) e humanos (cultura orientada a dados). Assim, capacidade de IA é definida como a habilidade de uma empresa em selecionar, orquestrar e alavancar seus recursos específicos de IA. Portanto, para melhorar o desempenho, as empresas devem implantar esses recursos de forma eficiente.
O estudo conclui que a capacidade de IA exerce um efeito positivo significativo no desempenho das empresas. Além disso, uma cultura orientada a dados medeia parcialmente essa relação. Empresas com forte cultura de dados conseguem extrair mais valor de suas capacidades de IA.
Importância das diferentes configurações de recursos de IA
Portanto, as capacidades da IA são essenciais para apoiar o desempenho empresarial, constituindo um recurso estratégico para vantagem competitiva.
As empresas podem alcançar altos níveis de desempenho quando combinam recursos técnicos e de infraestrutura de IA com recursos humanos ou uma cultura orientada a dados. Em contraste, empresas com baixos níveis de cultura orientada a dados precisam de investimentos substanciais em recursos humanos e infraestrutura para alcançar um alto desempenho.
O estudo também ressalta que a capacidade de IA é um motor poderoso para apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como o ODS 9 (indústria, inovação e infraestrutura) e o ODS 12 (consumo e produção responsáveis). Logo, o impacto positivo da capacidade de IA na cultura orientada a dados e no desempenho das empresas pode contribuir significativamente para o desenvolvimento sustentável.
As descobertas sugerem que empresas podem alcançar altos níveis de desempenho utilizando diferentes configurações de seus recursos de IA. Portanto, não é necessário que as empresas usem todos os recursos disponíveis para alcançar alto desempenho, mas sim que façam uma combinação eficaz desses recursos.
Os pesquisadores afirmam que gerentes e tomadores de decisão devem prestar muita atenção à capacidade de IA. Desenvolver e implantar recursos técnicos, humanos e de infraestrutura de IA é crucial para ativar essas capacidades. Portanto, empresas que conseguem integrar eficientemente recursos tangíveis, intangíveis e humanos de IA estão melhor posicionadas para obter vantagens competitivas e contribuir para o desenvolvimento sustentável.
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