A sustentabilidade se tornou um dos principais focos das organizações que desejam alinhar suas práticas às demandas sociais e ambientais contemporâneas. A Orientação para Sustentabilidade Organizacional (OSO) surge como um conceito essencial nesse cenário, representando a predisposição das empresas em adotar iniciativas voltadas à sustentabilidade. Desse modo, ela abrange práticas que integram dimensões ambientais, sociais e econômicas em uma abordagem que busca equilibrar o sucesso econômico com a responsabilidade social e a preservação ambiental.
Para explorar a OSO, o pesquisador da FGV EAESP, Marcelo Perin, em conjunto com Matheus Tardin, Claúdia Simões e Luiza Braga realizaram uma revisão abrangente da literatura entre 2001 e 2022, publicado na Organization & Environment. Assim, o estudo utilizou métodos bibliométricos, incluindo análise de co-citação e análise de conteúdo qualitativa. A amostra consistiu em 112 artigos revisados por pares, publicados em periódicos de negócios e gestão. Por fim, esses métodos permitiram a identificação de padrões e tendências que influenciaram a pesquisa sobre sustentabilidade organizacional ao longo do tempo.
Os resultados enfatizam a imperatividade de um compromisso de longo prazo com a sustentabilidade.
Também reitera o reconhecimento da interdependência entre sustentabilidade ambiental, social e econômica. Mais especificamente, os resultados da análise de co-citação revelaram a formação de seis clusters principais, entre eles, empreendedorismo, inovação e responsabilidade social corporativa. Esses grupos de pesquisa demonstram a natureza interdisciplinar da OSO, que conecta gestão estratégica, ética e operações. Além disso, identificou-se que organizações que integram a OSO em suas práticas obtêm benefícios como economia de custos, redução de riscos e melhoria no desempenho financeiro.
A análise da evolução do conceito também destacou três fases distintas: surgimento, crescimento e adaptação da OSO. Há destaque para a incorporação de novas práticas em resposta aos desafios sociais e ambientais contemporâneos. Assim, o estudo sugere que o campo da OSO está se movendo em direção a uma abordagem mais holística, onde considerações econômicas, sociais e ambientais são tratadas de forma integrada.
As contribuições do estudo reforçam a importância de um compromisso de longo prazo com a sustentabilidade nas organizações. Incorporar a OSO nas estratégias de negócios é essencial para garantir o sucesso e a competitividade no mercado global. Afinal, esse mercado apresenta crescentes demandas por responsabilidade ambiental e social.
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