A tese de doutorado de Ramona de Luca, desenvolvida sob orientação do professor Delane Botelho e defendida na FGV EAESP em 2018, conquistou o Highly Commended Award 2020 da Emerald/EFMD Outstanding Doctoral Research. O trabalho “A cognitive approach to scent marketing: The effect of odor priming and processing dynamics on consumer aesthetic preferences and choices” foi um dos vencedores na categoria de Marketing. A seleção ficou a cargo do “European Journal of Marketing”, o mais importante periódico europeu da área.
A pesquisa de Romana, que atualmente é pesquisadora de pós-doutorado na FGV EAESP, discute o mecanismo pelo qual as percepções do cheiro contribuem para a tomada de decisão do consumidor e a formação de preferências, dependendo da conexão entre cheiro, processamento cognitivo e pistas emocionais. A tese, composta de três artigos, faz uma contribuição inicial para o marketing sensorial, explorando o potencial de uma abordagem baseada em cognição para estudos de marketing olfativo (artigo 1); testando empiricamente os efeitos do odor priming afetivo e semântico nas escolhas dos consumidores para produtos e marcas (artigo 2); e demonstrando empiricamente como as informações olfativas adicionadas a um produto cujo cheiro não representa um atributo central para sua avaliação regulam a formação das preferências estéticas e o estilo de processamento (artigo 3).
O trabalho completo está disponível no repositório da FGV EAESP Pesquisa.
Ou acesso o pdf abaixo:
Fonte: com informações da DICOM