A partir de uma pesquisa que entrevistou 239 profissionais de Supply Chain, explorando 44 diferentes competências importantes para o setor, pesquisadores da FGV EAESP chegaram à conclusão que dentre as muitas novas habilidades que serão requeridas dos profissionais de Supply Chain Management (SCM), as habilidades interpessoais, também conhecidas como soft skills, serão as mais requeridas pelo mercado.
Isso acontece porque os profissionais de SCM estão cada vez mais assumindo novos papéis e responsabilidades dentro das corporações, com maior envolvimento na tomada de decisões.
Os pesquisadores também destacaram que a maior parte dos profissionais de SCM ainda não parecem compreender por completo a relevância de terem contato e familiaridade com outras áreas internas das suas organizações, o que ainda se configura como uma lacuna de conhecimento que tais profissionais precisarão preencher.
Em uma perspectiva técnica, as habilidades requeridas serão amplas: além dos gestores precisarem ser proficientes nas habilidades técnicas logísticas básicas, também deverão dar atenção à questões de negócio com foco no consumidor (customer centric), reforçar as habilidades analíticas e, sobretudo, estarem atentos às novas tecnologias que vão apoiar a transformação digital das companhias.
“Nosso estudo pode servir como um guia no momento de buscar novos talentos e treinar profissionais de SCM, pois enfatizamos as competências que são comuns a todas as funções de SCM e também destacamos aquelas que são específicas, a depender do escopo de atuação”, sugerem os autores.