Ao analisar um momento específico da Avon Brasil, empresa norte-americana fundada em 1886 que chegou ao Brasil nos anos 1980, esse caso de ensino, elaborado por Fabio Medeiros, Alexandre Moreira e Luiz Carlos Di Serio (pesquisadores e professor da FGV EAESP, respectivamente), apoia os docentes no desenvolvimento da capacidade de análise situacional de processos logísticos por seus alunos.
Por intermédio desse entendimento, os estudantes podem utilizar os conhecimentos adquiridos sobre ferramentas e teorias de melhoria contínua para propor soluções e discutir estratégias que poderiam ter sido utilizadas pela companhia para a melhoria dos seus processos.
Esse caso é especialmente interessante porque a eficiência nas operações logísticas tem papel fundamental nos resultados de empresas de venda direta, como é o caso da Avon Brasil. Afinal, são milhares de clientes e entregas feitas ponto a ponto que conferem complexidade ao processo.
Caso de ensino sobre Avon Brasil traz aprendizados para estudantes de Administração
O caso de ensino demonstra os desafios da direção de supply chain da Avon Brasil durante um período de dificuldades no contexto nacional e de mercado em queda. Por meio de discussões internas, a direção conseguiu levantar o status de vários processos logísticos e engajou as lideranças da área. O objetivo era encontrar formas de melhorar os processos logísticos, seja por meio de investimentos de capital, com o uso de ferramentas de melhoria contínua que reduzissem custos, seja com o aumento dos níveis de serviço.
Esse caso de ensino pode ser utilizado tanto em cursos de graduação como de pós-graduação (stricto e lato sensu), além de educação profissional com temas ligados à gestão, supply chain, logística e operações industriais.