Já pensou o quanto a confiança que um site passa a você pode alterar sua predisposição para comprar de uma determinada empresa ou marca? Uma pesquisa publicada recentemente sugere que quesitos como qualidade, reputação e utilidade percebida de um site podem influenciar a decisão de compra de quem acessa sites de agências de turismo.
Isso porque, segundo os autores da pesquisa, os consumidores têm uma maior intenção de compra de serviços de turismo em agências com presença online quando sentem maior confiança no site da empresa. “Essa confiança é influenciada pela percepção de valor vinda do contato com o ambiente virtual daquela agência”, explica Arthur Sarcinelli, um dos autores da pesquisa. Uma maior confiança na marca implica necessariamente em uma maior intenção de compra quando há o desenvolvimento de atitudes positivas perante a agência de turismo, reforça o pesquisador.
“A percepção de valor explica cerca de 40% da variação de confiança com o prestador de serviços de turismo. Tanto a qualidade percebida do site quando sua reputação e utilidade são as principais características que compõem a percepção de valor do site de uma agência de turismo”, sintetiza Sarcinelli.
A pesquisa analisou respostas a um questionário online para clientes que passaram por uma experiência recente de compra de viagens – ou seja, consumidores que compraram algum serviço de viagem (como passagens aéreas, hotéis, aluguéis de carros, reserva de cruzeiros, pacote de viagem ou seguro viagem) em uma agência de turismo física ou online nos últimos 18 meses.
Os resultados também indicam que o efeito indireto entre confiança e intenção de compra é maior que sua relação direta, o que sugere o papel mediador dessa atitude de confiança com o site da agência de turismo. Dessa forma, o material pode ser útil para que as agências de turismo possam refinar seus ambientes de loja online e de relacionamento com seus clientes por meio de plataformas digitais.