Conseguir convencer o consumidor a comprar um produto de uma determinada marca é uma tarefa complexa, e que não envolve apenas saber que aquela marca existe. Um estudo recente mostrou que apenas o conhecimento da marca não é capaz de gerar um impacto direto na intenção de compra dos consumidores, que precisa ser “incentivada” por outros aspectos, como a qualidade ou a lealdade à marca.
“Os resultados sugerem que a consciência da marca não afeta diretamente a intenção de compra. Por outro lado, a relação entre essas variáveis e indiretamente mediada por dimensões do consumer-based brand equity (CBBE), como qualidade percebida, lealdade e associações à marca”, destacam os autores do estudo, dentre os quais está o pesquisador e doutorando da FGV EAESP Vitor Azzari.
Os achados da pesquisa, realizada com 622 usuários de smartphones, podem estar vinculados ao fato de que o conhecimento da parca como pertencente a determinada categoria de produtos é apenas o primeiro passo para a percepção do consumidor em relação a outros aspectos daquele produto.
“O fato de uma marca ser mais famosa e conhecida pelas pessoas pode não ser um motivo suficientemente forte para influenciar a tomada de decisão de compra de produtos de tecnologia, como smartphone, que são caracterizados por alta variação de preço e ferramentais”, reforçam os autores.