Desenvolver um novo negócio não é tarefa fácil, principalmente em tempos de crise como a pandemia do novo coronavírus. Como o objetivo de ajudar empreendedores, a FGV EAESP lançou a plataforma Ideia ao Negócio, inciativa que reúne um conjunto de ferramentas gratuitas para dar os primeiros passos na estruturação de um novo empreendimento.
“O modelo foi criado, testado e aperfeiçoado durante mais de cinco anos em matérias de empreendedorismo da graduação e pós-graduação da FGV EAESP. A plataforma foi incorporada à lógica do processo de aceleração na aceleradora da escola, o FGV Ventures”, afirma Gilberto Sarfati, professor da FGV EAESP que coordena o projeto.
O processo é constituídos por três etapas: ideação, desenvolvimento do cliente e fundamentos do negócio. O primeiro conta com ferramentas que ajudam a repensar a essência e o foco do empreendimento. O modelo de desenvolvimento do cliente, que é o segundo passo, faz parte do movimento Lean Startup e foi desenvolvido por Steve Blank. Na última etapa, de fundamentos do negócio, são apresentados todos os pontos essenciais para um plano de negócios.
De acordo com Sarfati, o Ideia ao Negócio é um modelo de construção de novos empreendimentos adaptado para a realidade do Brasil. “Ele contém passos fundamentais para a fase inicial de um negócio. Não importa se você está desenhando uma startup de tecnologia ou um negócio tradicional, ele vai te ajudar a refletir sobre as primeiras etapas. O site compartilha todo o modelo gratuitamente e visa colaborar com o movimento Lean Startup e com o desenvolvimento de novos negócios no país”, conclui.
Veja abaixo uma breve apresentação da plataforma: