Jussara Pereira, estudante do Programa de Doutorado em Administração de Empresas (CDAE) da FGV EAESP, será agraciada com o Prêmio Ronald B. Shuman de melhor artigo de estudante da edição de 2020 do Academy of Management Annual Meeting. O evento, que acontecerá de forma virtual neste ano, entre os dias 7 e 11 de agosto, contará com uma cerimônia para a premiação. Esta é a primeira vez que um estudante de doutorado brasileiro recebe o prêmio.
O trabalho premiado, “Rhetorical Typology in Organizational Disasters”, é derivado da pesquisa de doutorado que Jussara desenvolve sob orientação de Amon Barros, professor da FGV EAESP e da Universidade de Essex, Inglaterra. “Na tese, discuto como o rompimento da barragem da Samarco possibilitou uma ampla discussão sobre responsabilidade empresarial e má conduta organizacional”, conta Jussara. “No artigo, analisamos como as empresas podem atribuir ou até mesmo impor um significado específico sobre o seu passado, mobilizando a controvérsia nos discursos das partes interessadas”, diz. O trabalho foi escrito em co-autoria com Amon Barros e Ana Flávia Rezende, estudante de doutorado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Fundada em 1936, a Academy of Management (AOM) é uma associação de destaque global para acadêmicos das áreas de administração e organizações. O encontro anual promovido pela instituição, que está na sua 80ª edição, é o maior congresso internacional na área de Administração. “O congresso é importante para a área porque além reunir acadêmicos de administração do mundo inteiro, nele acontecem alguns dos principais debates para a área de gestão”, comemora.
Confira o resumo do artigo:
“Rhetorical Typology in Organizational Disasters”
Traditionally, rhetorical history has been studied as a strategic and competitive advantage for organizations. However, the source of competitive advantage conferred by rhetorical history has neutralized tensions in the everyday practices of the organization. In contrast, we argue that in an organizational disaster the individuals can use three different rhetorical typologies to explain the event preventing sanctions, criticism as well as demobilizing and discrediting other histories. In this qualitative study, we explore the forms of discourse production in the (re)construction of histories related to the Samarco disaster. We analyze how companies can assign or even impose a specific meaning on their past, mobilizing controversy in the stakeholders’ discourses. The theoretical and analytical framework includes literature from the fields of rhetorical history, memory and forgetting and critical discourse analysis. As result, we show how the context of economic development in the region contributed to Samarco occupying a privileged social and discursive position. The company, thus, has the opportunity to strategically mobilize discourses within and outside the organizational context and to influence how the histories of the Samarco disaster are being created, reinterpreting the “Tale of Mud” and investing in discourses and language that can reinforce positions and reproduce the dominant structures.
Keywords: Rhetorical history; Memory and forgetting; Disputes; Critical discourse analysis.