Comportamentos antiéticos em ambientes corporativos são foco crescente de preocupação à medida que os escândalos empresariais se tornam mais frequentes. Entre esses comportamentos, destaca-se o comportamento pro-organizacional antiético, no qual ações eticamente questionáveis são realizadas em prol da organização. Portanto, é preciso explorar como os Sistemas de Trabalho de Alto Desempenho (HPWS) podem servir como uma solução para mitigar esses comportamentos. Esse conjunto de práticas (sistemas) podem reduzir a percepção de que o ambiente organizacional é político e, consequentemente, diminuir comportamento antiéticos a favor da organização.
A pesquisa conduzida por Joana Story, da FGV EAESP, e Pedro Neves, da Nova School of Business and Economics, e publicada na European Management Journal, foi feita com dois estudos. O primeiro estudo foi um survey com 244 respondentes em três espaços de tempo diferentes, denominado time-lag design. O segundo se deu com a participação de 809 representantes de 56 organizações em que subordinados e seus respectivos supervisores responderam sobre seus comportamentos. Essa metodologia garantiu maior robustez nos resultados alcançados. A análise focou em como os HPWS influenciam percepções de política organizacional e comportamentos pro-organizacionais antiéticos.
Os resultados do estudo confirmam que sistemas de trabalho de alto desempenho podem reduzir a incerteza no ambiente de trabalho através da percepção de ambiente político e, consequentemente, comportamentos antiéticos.
Isso se dá porque ao promover práticas de recursos humanos voltadas para o envolvimento e o compromisso dos funcionários reduz a incerteza no ambiente de trabalho. Ao reduzir a incerteza, se reduz comportamentos antiéticos a favor da organização. Essa redução da incerteza se dá principalmente ao diminuir a incerteza em relação a políticas e procedimentos organizacionais. Em outras palavras, quando os funcionários percebem um ambiente de trabalho menos político e mais transparente, eles tendem a evitar comportamentos que, embora beneficiem a organização, violam padrões éticos.
Além disso, a pesquisa revelou que a simples segurança no emprego não é suficiente para reduzir esses comportamentos antiéticos. Na verdade, a clareza e a previsibilidade no ambiente de trabalho, promovidas pelas práticas de RH bem desenhadas e implementadas, que realmente fazem a diferença. Os sistemas de trabalho de alto desempenho sinalizam consistentemente o que é esperado dos funcionários, eliminando a necessidade de “jogos políticos” para alcançar o sucesso. No entanto, é extremamente importante destacar que é preciso projetar e executar de forma eficaz esses sistemas de RH.
Em termos práticos, as organizações devem priorizar a implementação eficaz de sistemas de trabalho de alto desempenho. Assim, cria-se um ambiente de trabalho menos incerto e menos suscetível a comportamentos antiéticos em prol da organização.
Leia o artigo na integra.