O carisma dos profissionais de serviços de saúde como fisioterapeutas, personal trainers, profissionais de pilates de reeducação postural global (RPG) pode ser crucial para o bom resultado que eles conseguem com seus clientes.
Uma pesquisa que relacionou as ações de participação dos clientes com as ações dos profissionais que prestam os serviços revelou que o sucesso do trabalho deles não se restringe à educar os clientes na execução das atividades necessárias.
Os prestadores precisam ter empatia e criar um vínculo emocional com seus clientes, já que esse fato influencia diretamente o fornecimento de feedbacks e até a capacidade dos clientes de seguir as instruções recomendadas pelos profissionais.
Com isso, a pesquisa indica que ao menos para os prestadores de serviços de saúde analisados, aqueles que são mais carismáticos e empáticos conseguem educar seus clientes de forma a estimular mais a participação, o que os leva a obter melhores resultados.
Esse entendimento sobre a participação dos clientes nestes tipos de prestação de serviço também aponta para a necessidade de avaliar diferentes dimensões no sucesso dos tratamentos e treinamentos.