As chamadas game jams, sessões que reúnem interessados em jogos para desenvolver protótipos de games em um tempo reduzido, estão se tornando cada vez mais comuns e mais presentes nos ambientes de pesquisa. O público participante também é bastante diverso, envolvendo milhares de profissionais, estudantes e hobistas, que se envolvem com a prototipagem de games por diversos motivos.
A partir de uma pesquisa em grande escala com participantes de um game jam de escala global, pesquisadores descobriram que os motivos também estão bastante relacionados com o grau e o tipo de envolvimento dos participantes com o desenvolvimento de jogos.
Os desenvolvedores independentes (também chamados de indies) são os que indicaram maior influência por conta de motivações sociais, enquanto estudantes e entusiastas do desenvolvimento de jogos buscam a oportunidade de participar de game jams com o objetivo de fortalecer suas habilidades técnicas. Já os profissionais que atuam na área de games participam das jams principalmente para experimentar o trabalho em equipe com outras pessoas que não sejam seus parceiros de trabalho regulares.
“Nossos resultados caracterizam os aspectos que influenciam a atratividade dos game jams e fornecem um conjunto de recomendações para organizações que desejam envolver as pessoas em seus eventos”, concluem os autores, dentre os quais está Marcelo Perin, da FGV EAESP.
Confira na íntegra o artigo apresentado na Sixth Annual International Conference on Game Jams, Hackathons, and Game Creation Events (ICGJ 2021).