Diante de mudanças no gosto dos consumidores, empresas da área alimentícia têm enfrentado desafios para manter um crescimento sustentável, constantemente buscando estratégias para lidar com as disrupções que afetam os mercados alimentícios modernos.
É nesse contexto que esse estudo de caso da empresa brasileira Mantiqueira, que atuou de maneira inovadora no mercado de ovos, ganhou espaço no International Food and Agribusiness Management Review, um dos mais importantes periódicos de agronegócios do mundo.
O artigo descreve como a empresa partiu de um início humilde para se tornar uma das principais produtoras de ovos do país ao adotar uma inovação alinhada com as demandas do mercado e abraçando a disrupção para manter um crescimento sustentável com o passar dos anos.
Ao analisar dados da companhia, os autores do artigo, dentre os quais estão pesquisadores da FGV EAESP, ressaltam os desafios atuais da companhia e convidam os leitores a participar da próxima rodada de decisões que a empresa precisará fazer para manter o seu market share.
“Esse caso representa uma descoberta muito interessante de um empreendedor que toma a iniciativa de arrendar terras para uma granja e constrói a maior empresa de ovos do Brasil, que hoje está entre uma das maiores do mundo. Relatamos essa história no estudo de caso, destacando os desafios gerenciais, de financiamento e toda a estratégia de crescimento da empresa em um mercado extremamente competitivo, que ainda conta com a presença de informalidade, para então conseguir se consolidar e hoje praticar uma inovação de marketing alinhada com as principais empresas do mundo”, complementa Marcos Fava Neves, professor da FGV EAESP e um dos autores do estudo de caso.