Futuras pesquisas sobre o impacto da Covid-19 na gestão devem considerar desigualdades sociais intensificadas pela pandemia, como as de gênero e raça. Em nível organizacional, os estudos devem aprofundar os desafios enfrentados pelas cadeias de suprimentos diante da demanda provocada por eventos não previstos. Essas são algumas das tendências apontadas pelo pesquisador da FGV EAESP Thomas George Brashear Alejandro e colaboradores em artigo publicado na revista “Journal of Business Research”.
Através das bases de dados Web of Science e Scopus, os autores mapearam a produção científica sobre Covid-19 publicada em periódicos revisados por pares nas áreas de negócios, gestão e contabilidade. A busca se concentrou nos anos de 2020 e 2021 e retornou quase oito mil resultados. A maioria dos artigos está associada à área de estratégia e gestão, 2315. Na sequência, estão as áreas de negócios e gestão internacional e de finanças, com 1661 e 1252 artigos, respectivamente.
Sobre a dimensão social da pandemia, alguns dos temas mais recorrentes nos artigos publicados em 2020 incluíram a resposta de líderes locais e nacionais para mitigar os efeitos da pandemia na saúde pública e a distribuição de informações para a população. Em 2021, ganharam destaque nas pesquisas os impactos da Covid-19 na economia e no mercado de trabalho, com atenção especial ao aumento do desemprego, além das mudanças no sistema educacional e do desenvolvimento sustentável como reação aos impactos negativos da crise global.
As pesquisas com foco organizacional em 2020 abordaram as responsabilidades sociais corporativas e estratégias de adaptação à crise, os impactos no setor do turismo e a maior vulnerabilidade das mulheres na pandemia. Em 2021, os estudos aprofundaram as consequências da desigualdade de gênero nas empresas durante a pandemia e as adaptações necessárias aos mercados de viagem e turismo diante das restrições verificadas no primeiro ano de pandemia. A inovação e otimização das operações das cadeias de suprimentos também despontou como tema de interesse.