O mestrado profissional é eficiente em construir pontes entre teoria e prática, segundo artigo do pesquisador da FGV EAESP Gilberto Sarfati publicado na revista “Innovations in Education and Teaching International”. Ex-alunos avaliam de forma positiva o conhecimento adquirido, que foi posteriormente aplicado em tomadas de decisão nas suas respectivas organizações.
O autor relata estudo de caso sobre a criação de um programa de mestrado profissional de uma escola de negócios brasileira. O curso foi criado em 2016 e, até 2020, contava com 58 docentes e 496 alunos. O artigo é baseado em entrevistas com oito docentes e gestores e em questionário aplicado à comunidade da escola, com 135 respostas de egressos e 44 de palestrantes. A coleta de dados ocorreu em 2020.
Com base na pesquisa, o autor refuta a ideia de que o mestrado profissional seria uma “jabuticaba”, termo que se refere a criações do governo brasileiro que não encontram respaldo nas práticas internacionais. O engajamento da escola e dos docentes contribuiu para a criação de um curso que se consolidou como alternativa viável a programas acadêmicos tradicionais e MBAs, com foco na qualificação de lideranças.
Apesar de não impactar diretamente a carreira dos egressos, visto que muitos já ocupam cargos elevados em suas empresas, o mestrado profissional ajudou seus alunos no desenvolvimento de habilidades comportamentais. No entanto, aponta o autor, ainda há espaço para o programa aprimorar a abordagem sobre a lógica científica e o ensino da gestão baseada em evidências.