É inegável que a pandemia de Covid-19 configurou-se como um dos mais recentes momentos de crise para as corporações. Para discutir desafios de posicionamento estratégico em um período de tanta incerteza e complexidade, esse caso de ensino aborda a situação do grupo Magazine Luiza (Magalu) e as decisões estratégicas tomadas pelos seus principais representantes do momento, como Luiza Helena Trajano (presidente do Conselho de Administração) e José Ribeiro (diretor de relações institucionais).
Desde o início da pandemia, tanto Luiza quanto o grupo Magalu estiveram engajados em discussões sobre a Covid-19, bem como adotaram uma série de ações estratégicas em benefício dos funcionários do grupo, para auxiliar pequenas e médias empresas, além de apoiar os mais afetados pela pandemia.
Posicionamento estratégico da empresa inspira estudantes a discutirem riscos e oportunidades dos negócios em tempos de crise
Como a situação da pandemia não arrefeceu, com o passar do tempo, o grupo precisou discutir sobre seu posicionamento estratégico para assegurar seu desempenho e sua reputação nos meses subsequentes. O caso de ensino, que também conta com a autoria de Marina Amado Bahia Gama, professora da FGV EAESP, convida alunos de cursos de graduação e pós-graduação (lato ou strictu sensu) em disciplinas de estratégias empresariais a trabalhar conceitos relacionados a estratégias de mercado e de não mercado. O objetivo é que as discussões auxiliem na compreensão sobre como posicionar as empresas estrategicamente em momentos de crise, bem como implementar estratégias de não mercado integradas às de mercado.
Por meio deste caso de ensino, os professores poderão discorrer sobre as potenciais estratégias a serem adotadas em tempos de crise, trabalhar a integração de estratégias de mercado e de não mercado e discutir possíveis estratégias que possam ser implementadas, equilibrando suas oportunidades e seus riscos.