Para delinear o que faz com que as pessoas adotem plataformas digitais de economia compartilhada, pesquisadores da FGV EAESP estudaram o que influenciava a adoção de uma plataforma digital de economia compartilhada voltada para a redução do desperdício de alimentos.
A plataforma em questão promovia o compartilhamento por meio da doação, venda e/ou troca de alimentos excedentes entre instituições, estabelecimentos comerciais e consumidores finais, melhorando a acessibilidade e a segurança alimentar.
No entanto, para conseguirem ser bem sucedidas, plataformas desse tipo precisam ser aceitas pelo mercado.
De acordo com os resultados obtidos pelos pesquisadores, estão entre os principais fatores para essa aceitação a expectativa de desempenho da plataforma, a expectativa de esforço envolvido por parte dos usuários da plataforma, as condições facilitadoras e também o preço dos produtos.
“Talvez a combinação desses construtos gere o hábito, algo a ser buscado em pesquisas futuras”, alertam os autores.
A análise do estudo de caso identificou ainda dois outros fatores relacionados especificamente à plataforma digital de economia compartilhada de alimentos, que são a confiança e a gratidão, o que permite adicionar uma nova relação entre a expectativa de esforço e o comportamento de uso da plataforma.