Plataformas digitais que realizam troca, venda e doação de alimentos facilitam o acesso das pessoas a itens que seriam descartados por estarem próximos à data de validade, por exemplo. Desta forma, o uso da tecnologia da informação pode evitar o desperdício. Porém, o sucesso de aplicativos que conectam consumidores e fornecedores depende da confiança do consumidor na qualidade dos produtos e na segurança dos dados e pagamentos realizados.
Este é um dos principais achados de artigo dos pesquisadores da FGV EAESP Laís Moltene e Renato Orsato publicado na “Revista de Administração de Empresas”. Segundo o estudo, a satisfação dos usuários com experiências associadas ao serviço e a expectativa de vantagens como descontos por meio de esforço reduzido na obtenção dos produtos também contribui para o engajamento com a plataforma.
Os autores mapearam 60 plataformas de redução de desperdício de alimentos do mundo inteiro em seis bases de dados. Para realizar estudo de caso, os autores identificaram a plataforma mais utilizada no Brasil, que conecta empresas com excedente de alimentos, como pequenos mercados, a consumidores com interesse em comprá-los a preços reduzidos. Em seguida, selecionaram dois municípios do Sul do Brasil em que o serviço está disponível para comparar dados dos usuários que participam das transações.
Os resultados apontam diferentes experiências entre os fornecedores de cada município. Em Balneário Camboriú (Santa Catarina), as empresas reportam baixo volume de vendas e insatisfação com falhas de notificação no aplicativo. Já em Londrina (Paraná), a plataforma ganha novos usuários e fideliza os já cadastrados por conta de uma relação de proximidade e amizade entre os fornecedores, o que garante atendimento mais personalizado.
Por outro lado, as exigências dos consumidores são semelhantes em ambas as cidades. A restrição nos horários de retirada dos alimentos e a pouca variedade de estabelecimentos e produtos dificultam a retenção de usuários pela plataforma. Assim, o grande esforço dos usuários nas duas pontas prejudica a utilização do serviço.