A Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) foi, ao longo do século XX, o grande polo industrial do Brasil. No entanto, nas últimas décadas, a cidade e seu entorno metropolitano vêm passando por um intenso processo de esvaziamento industrial. Esse fenômeno impacta diretamente a economia local, o emprego e o desenvolvimento regional. O estudo realizado por Alexandre Abdal, professor da FGV EAESP, e Felipe Madio, pós-graduado pelo Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas (MPGPP), publicado na Revista Cadernos Metrópole, vinculada à Rede de Pesquisa do Observatório das Metrópoles, investiga as razões desse declínio e propõe a hipótese da tripla pressão.
A pesquisa se baseou na análise de bases de dados como as Contas Nacionais e PIB Municipal do IBGE, o Valor de Transformação Industrial (VTI) da Fundação Seade e a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e Emprego. Os pesquisadores utilizaram esses dados para examinar a evolução da indústria na RMSP e compreender os fatores que levaram à sua retração.
O estudo aponta que o esvaziamento industrial ocorre devido a três pressões principais:
- Desindustrialização Nacional: Desde os anos 1980, a economia brasileira tem se afastado do setor industrial, priorizando a exportação de commodities e reduzindo investimentos na indústria de transformação. Esse movimento impacta diretamente a competitividade das empresas na RMSP.
- Formação da Macrometrópole Paulista (MMP): A desconcentração da indústria da RMSP começou nos anos 1970, levando muitas fábricas para municípios do interior paulista. Esse movimento gerou uma nova configuração produtiva, mas também aprofundou o esvaziamento da indústria na capital e na região metropolitana.
- Pressão do Mercado Imobiliário: Áreas industriais têm sido convertidas para outros usos, como empreendimentos residenciais e comerciais. Isso torna ainda mais difícil a recuperação do setor manufatureiro na região.
Os dados analisados indicam que o esvaziamento industrial na RMSP deve continuar espalhando-se para municípios vizinhos. O setor de serviços especializados cresceu como alternativa econômica na capital, mas as cidades do entorno ainda enfrentam desafios para diversificar suas atividades produtivas.
Embora a política industrial recente, chamada Nova Indústria Brasil (NIB), reconheça o problema da desindustrialização, não há garantia de que será eficaz para reverter o quadro. Além disso, mesmo que um novo ciclo de industrialização ocorra, ele tende a beneficiar outras regiões do país, e não necessariamente a RMSP.
Diante desse cenário, os municípios da Região Metropolitana de São Paulo precisam repensar as suas estratégias de desenvolvimento econômico.
Leia o artigo na integra.
Nota: alguns artigos podem apresentar restrições de acesso.