Quando se fala em inovação pública, é comum que a primeira ideia que surge se relaciona com algo tecnológico, muito avançado ou complexo para fazer diferença. No entanto, esse primeiro episódio Dos Dois Lados da Rua, produzido com apoio da FGV EAESP Pesquisa, mostra que existe um lado muito fácil na inovação: basta fazer o óbvio bem feito, o que já pode ser bastante radical. No entanto, esse processo nem sempre é simples de ser executado, por que qualquer mudança na rotina das pessoas e das organizações públicas implica vencer resistências, jeitos de pensar e fazer já institucionalizados.
No primeiro episódio da série, “Inovar é fácil, mas é difícil”, a narrativa destaca alguns casos que demonstram o impacto de projetos de inovação, como a revisão do Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF), órgão responsável pelo cadastro dos fornecedores que querem vender para o governo federal. Tido como um dos órgãos mais burocráticos do Brasil, a sua revisão foi realizada por meio de diversas técnicas e métodos de inovação, envolvendo diferentes públicos, visitas a campo, conversa com burocratas, fornecedores, gestores e outros envolvidos. Apesar de longo, o processo de revisão trouxe, além da economia de custos, maior celeridade no processo, como mostra o mapa de insights do projeto.
O podcast Dos Dois Lados da Rua, produzido pelo CEAPG e pelo NEB da FGV EAESP, promete abordar muitos outros temas do dia a dia da gestão pública, demonstrando o seu funcionamento e seu impacto na vida dos cidadãos. Ainda que possam passar despercebidas, essas inovações e mudanças da gestão pública são importantes, e o podcast ajuda a desfazer a visão negativa estereotipada que muitos ainda têm sobre os governos.
Ouça o episódio no tocador abaixo ou assine para receber os novos episódios no seu tocador de podcast favorito.