Estudos sobre diretores de escolas representam apenas 6% dos artigos sobre gestão escolar publicados no Brasil entre 1989 e 2019. Apenas nove autores já publicaram mais de um artigo sobre o tema nesse período, o que demonstra que o campo ainda é pequeno no país, conforme artigo da pesquisadora da FGV EAESP Lara Simielli publicado na revista “Cadernos de Pesquisa”.
Para avaliar a produção acadêmica sobre diretores escolares no período, a autora realiza revisão de literatura reunindo 691 trabalhos sobre gestão escolar. Destes, 40 foram analisados por tratarem de diretores escolares.
Os estudos analisados têm 65 autores de 37 instituições, a maioria da região Sudeste, cuja contribuição representa quase a metade dos artigos da amostra. O assunto mais tratado é a formação dos diretores. Outras três categorias também recorrentes são o perfil dos diretores, o seu papel diante dos conceitos sobre gestão escolar e o impacto da burocracia em seu trabalho.
Segundo a autora, fomentar o debate acadêmico sobre a liderança escolar pode contribuir para a construção de políticas públicas sobre o assunto: “Para além da centralidade do tema no debate acadêmico, é preciso que essa discussão se torne uma prioridade na agenda governamental, destacando a importância dos diretores na promoção de uma educação de qualidade para todos”, aponta Simielli.