Estudantes da turma T17 da graduação em Administração Pública da FGV EAESP participaram de imersão em órgãos do governo do Espírito Santo entre os dias 27 e 31 de março de 2023. Divididos em seis grupos, os acadêmicos conheceram de perto políticas e programas do governo nas áreas de Políticas para Mulheres, Saúde, Educação, Infraestrutura, Trabalho e Assistência Social e Cultura. Ao final do semestre, os estudantes produzirão análises e recomendações baseadas no trabalho de campo.
O professor da FGV EAESP Luís Paulo Bresciani explica que o objetivo da atividade curricular que prevê a imersão em governos subnacionais é promover o contato direto entre os estudantes com gestores de governos municipais ou estaduais. “É um processo de aprendizagem, mas também de muita elaboração, já que preparamos um diagnóstico sobre o território e sobre o governo a ser estudado, e depois de uma semana em estudo de campo, elaboramos um relatório com propostas e recomendações para as políticas públicas analisadas. Esse relatório é formalmente entregue aos governos participantes desse processo”, descreve Bresciani. A imersão é supervisionada por três alunos de pós-graduação da FGV EAESP, Haline Floriano, Laura Portela e Leonardo Martins.
Nara Caliman, gerente de Inovação na Gestão no LAB.ges da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo, explica que esta é a terceira edição da imersão com estudantes da FGV EAESP no governo capixaba, mas a primeira realizada de forma presencial. “Acredito que é um ganho enorme para todos os envolvidos: as equipes demonstram seus projetos, programas e ações, têm uma validação das suas boas práticas e podem ter um olhar externo de contribuições para os desafios elencados; os alunos têm contato direto com a realidade da gestão pública, os avanços, os desafios e podem visualizar a teoria aplicada. E o governo cresce com essa oportunidade de contribuições por meio da inovação aberta com a Academia”, aponta.
Entre os locais visitados, pelos estudantes no período, estiveram o campo de obras do hospital de Cariacica e escola rural do município de Santa Maria de Jetibá. “Sem dúvida é um momento marcante do nosso curso, colocando os estudantes em contato com problemas da população e do governo, gerando reflexão e exercitando a elaboração de políticas públicas em situações reais, que estão ocorrendo nesse exato momento”, avalia Bresciani. “A expectativa das equipes dos órgãos é alta para o retorno das soluções, mas o caminho de conexões e diálogo construído entre as instituições e pessoas é o maior ativo de transformação da gestão pública trazido por essa experiência”, completa Caliman.