Projeto interdisciplinar “Dados à Prova d’Água” está entre os finalistas do Times Higher Education Awards, o “Oscar da Educação”
O projeto de pesquisa “Dados à Prova d’Água” (“Waterproofing Data”), comandado pela professora da FGV EAESP Maria Alexandra Cunha e pelos professores João Porto de Albuquerque, da Universidade de Glasgow (Escócia), e Alexander Zipf, da Universidade de Heidelberg (Alemanha), está entre os finalistas da edição de 2022 do Times Higher Education Awards. Direcionada a instituições e grupos de pesquisa do Reino Unido e da Irlanda, a premiação é conhecida como o “Oscar da Educação”. O projeto concorre na categoria Artes, Humanidades e Ciências Sociais com outros cinco trabalhos.
Iniciada em 2018, a pesquisa interdisciplinar busca repensar a produção e circulação de dados relativos ao risco de enchentes em áreas urbanas entre instituições científicas, governos locais e comunidades. O objetivo é subsidiar novos arranjos de governança para garantir resiliência e sustentabilidade a comunidades vulneráveis dos municípios de São Paulo (SP) e Rio Branco (AC).
Coordenadora da área de Tecnologias e Governos do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da FGV EAESP (FGVceapg), Maria Alexandra Cunha explica a proposta: “Com o projeto ‘Dados à Prova d’Água’, nós desenvolvemos métodos, práticas e ferramentas de suporte à resiliência de comunidades vulneráveis a enchentes. Mais importante que tudo, nós vimos que a participação da comunidade na geração, uso e circulação dos dados pode, de um lado, melhorar a percepção de risco dessa comunidade. Por outro lado, também é uma oportunidade de melhoria das bases de dados governamentais sobre a vulnerabilidade a enchentes, e contribuir para melhor gestão do desastre, em todas as fases”.
A equipe envolvida no projeto está vinculada à FGV EAESP e ao Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (CEMADEN), do Brasil, às Universidades de Glasgow e Warwick, do Reino Unido, e à Universidade de Heidelberg, da Alemanha.