Os burocratas de nível de rua são servidores públicos que estão em contato direto com as pessoas e ajudam a implementar políticas públicas, como os policiais e os agentes de saúde. Segundo avaliam policiais rodoviários federais, o cumprimento de normas e procedimentos e a interação com os cidadãos são fatores associados a um melhor desempenho operacional – relacionado aos trabalhadores – e institucional – relativo à organização como um todo –, aprimorando a capacidade de ação desses profissionais.
A análise está em estudo publicado na “Revista de Administração Pública” pela pesquisadora da FGV EAESP Gabriela Lotta, numa parceria com autores da Universidade de Brasília (UnB). Para investigar os fatores que influenciam o desempenho dos burocratas de nível de rua na execução e implementação de políticas públicas, eles aplicaram questionário a 426 policiais rodoviários federais em atuação, incluindo burocratas de baixo, médio e alto escalões. Os dados foram coletados em 2021 e analisados por técnicas quantitativas.
Proximidade com o público e autonomia em exercer atividades também impactam desempenho dos agentes na implementação de políticas públicas
Segundo o estudo, agir de acordo com as normas é um fator mais determinante para o desempenho desses agentes em implementar políticas públicas do que a liberdade de tomar decisões. Apesar disso, a autonomia – ou discricionariedade – se mantém como uma característica positiva para a atuação desses profissionais.
Outro aspecto relevante é a proximidade com o público. O relacionamento com os cidadãos ajuda os profissionais a entenderem suas necessidades, levando a uma melhor atuação dos policiais. A empatia com a população também é mais significativa para o desempenho dos agentes do que a autonomia na execução das atividades.
O estudo também mostra que, entre os níveis superiores da organização e os agentes de execução, há divergências sobre como as políticas públicas devem ser aplicadas. Para as organizações, por exemplo, a liberdade de atuação não se associa de forma positiva com o desempenho dos policiais, apenas o cumprimento das regras e o relacionamento com o público. Os agentes, por sua vez, associam positivamente seu desempenho a esses três aspectos.