A liderança política é um tema central para entender o desenvolvimento de uma região. No Brasil, os prefeitos desempenham um papel estratégico na gestão municipal, influenciando diretamente o ambiente de negócios. Um estudo realizado por Paulo Arvate e Joana Story, da FGV EAESP, publicado na The Leadership Quarterly, explorou como a ideologia política dos prefeitos impacta a criação de empresas privadas e públicas. Dessa maneira, a pesquisa oferece insights sobre como líderes com visões ideológicas distintas influenciam o ambiente de negócios local por meio de políticas específicas.
O estudo utilizou dados de fontes oficiais do governo brasileiro e utilizou de uma metodologia de um quase-experimento eleitoral e de regressão descontínua em mais de 3 mil municípios brasileiros abrangendo mais de 450 mil novas empresas para analisar os dados. Essa metodologia é usada quando não é possível atribuir os participantes aleatoriamente. Os pesquisadores analisaram eleições municipais no período de 2000 e 2012, onde a margem de vitória foi mínima. Essa abordagem garantiu maior controle de variáveis externas, isolando o impacto da ideologia política dos prefeitos sobre a criação de negócios nos seus municípios.
Lideranças políticas locais afetam a criação de pequenas empresas
Os resultados mostram que prefeitos de partidos de direita promovem a criação de mais negócios privados em seus municípios, especialmente nos últimos dois anos de mandato.
Além disso, prefeitos de direita destacaram-se na implementação de iniciativas como o Plano Diretor Municipal e ações voltadas para incubação de empresas. Essas políticas foram apontadas como mecanismos que criam um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico local. Apesar de os resultados para o Plano Diretor serem menos expressivos, ações de incubação mostraram um impacto mais significativo.
A ideologia política não influenciou a criação de negócios públicos.
Portanto, o estudo confirma que a ideologia política dos prefeitos é um fator determinante para a criação de negócios privados. Líderes de direita, alinhados com valores econômicos de incentivo ao mercado, utilizam políticas específicas para fomentar o empreendedorismo. Por outro lado, a criação de negócios públicos mostrou-se inalterada entre líderes de diferentes partidos, evidenciando potencialmente as limitações impostas pelo contexto político brasileiro. Porém, o estudo só analisou a criação de empresas, não se aprofundando sobre sua longevidade e sucesso. Isso implica que não se pode afirmar que teve qualquer tipo de desenvolvimento econômico.
Por fim, esse trabalho destaca a relevância de compreender a interação entre liderança política local e desenvolvimento de negócios, oferecendo subsídios para a formulação de políticas públicas mais eficazes.
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