A Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) foi palco da edição do ABEC Meeting 2024, o mais importante fórum brasileiro de editoria científica, realizado em novembro. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil) com apoio da RAE-Revista de Administração de Empresas, reuniu cerca de 230 editores de todo o país para discutir os principais desafios e avanços na área.
Durante três dias, os participantes acompanharam painéis temáticos, workshops e uma exposição de serviços oferecidos por empresas especializadas em editoria e publicação. Entre os temas abordados, destacaram-se:
- Desafios de indexação de periódicos;
- Ética e qualidade das publicações científicas;
- Sustentabilidade financeira das revistas;
- Inteligência artificial e ciência aberta;
- Periódicos predatórios e divulgação cientí
Edna Montero, presidente da ABEC Brasil e professora da USP e UNIFESP, reforçou a importância do encontro, destacando que o objetivo é atualizar os associados sobre os problemas mais atuais da editoria científica e propor soluções práticas. Segundo ela:
“A ABEC prima por trazer o que tem de mais atual, o que gera mais problemas na editoria científica, a gente procura trazer isso para os nossos associados, assim nós vimos temáticas de inteligência artificial, a discussão sobre ciência aberta, os desafios da editoria científica junto a CAPES, SciELO e DOAJ, procuramos trazer estas instituições representantes justamente para os nossos associados terem a oportunidade de verificar o que podem fazer para melhorar as suas revistas, porque esse é o nosso grande objetivo”.
Além de importantes painéis, o evento contou com a participação de representantes de instituições como SciELO, Ibict, Clarivate, Fiocruz, Lilacs e CAPES/MEC, representada por Luiz Antonio Pessan, Diretor de Programas e Bolsas.
Um dos destaques da programação foi o painel “Desempenho do periódico: Indicadores de impacto”, coordenado por Juliana Bonomi Santos, editora-chefe da RAE e professora da FGV EAESP. O debate contou com Déborah Dias (Clarivate), Roberta Cerqueira (Fiocruz) e Germana Barata (UNICAMP, ABEC Brasil), e abordou métricas que contribuem para a gestão e impacto dos periódicos científicos.
Silvia Galleti (Instituto Biológico, ABEC Brasil) e coordenadora do ABEC Meeting 2024, declarou:
“A gente tem esse agradecimento a fazer à FGV por essa parceria, por ceder esse espaço num local tão nobre da cidade de São Paulo para onde a gente quis trazer esse evento. Com isso a gente teve um público muito bom podendo participar do nosso evento, recebendo esse conhecimento que a gente está tentando compartilhar e passar para os editores.”.
O ABEC Meeting 2024 consolidou-se como uma plataforma essencial para discutir estratégias, tendências e soluções que fortalecem a editoria científica brasileira, promovendo avanços no cenário acadêmico e editorial do país.