O Observatório de Transformação Digital (OTD) é uma iniciativa do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia) da FGV EAESP e tem como objetivo identificar, analisar e acompanhar a situação e a evolução da Transformação Digital na sociedade brasileira.
A Transformação Digital é a aplicação de inovação digital para transformar e gerar valor para a sociedade e os negócios. “Isso significa realizar algo novo, melhor e diferente, podendo ter como foco processo, produto, modelo de negócio e relacionamento interno e externo.”, explica Albertin, coordenador do FGVcia.
O OTD faz parte do projeto Transformação Digital, sendo uma das consolidações mais importantes dos seus esforços, estudos, resultados e pesquisas realizadas desde 2016. No âmbito acadêmico, ele contribui para o conhecimento sobre este tema com base em atividades contínuas que incluem estudos de caso, pesquisas qualitativas e quantitativas, além do desenvolvimento de conceitos e modelos. Na prática, produz informações e análises, importantes subsídios para o entendimento e a realização de Transformação Digital, e também propostas de modelos de ações para aumentar as chances de sucesso das iniciativas de aplicação de inovação digital.
Com base no conceito e estrutura de Dimensões de Transformação Digital, o OTD elabora indicadores visando oferecer subsídios para estratégia digital, análise de contexto e iniciativas, e avaliações das transformações digitais realizadas.
Na fase atual, o Observatório de Transformação Digital priorizou o levantamento de informações, análises e divulgação de resultados na dimensão de Transformação Digital, identificando qual é o foco da iniciativa mais significativa; nos Direcionadores, fatores que a motivam; e nas Condições, fatores que favorecem seu sucesso.
Os principais resultados da edição de outubro de 2022 indicam que para as empresas respondentes:
- A Transformação Digital está relacionada principalmente com Relacionamento e Processos, mas também há indicações de Modelo de Negócio Produtos ou Serviços.
- Os principais motivadores indicados referem-se a Mercado (externos) e Organização (internos), mas também há referência a Indivíduos e Tecnologias Digitais.
- Sobre inovação digital:
- Um terço tem áreas específicas.
- Aproximadamente 50% tem processos específicos.
- A minoria tem processo decisório específico.
- A maioria tem menos de 10 colaboradores dedicados.
- Aproximadamente 50% tem colaboradores com formação de mestrado e/ou doutorado.
- A maioria não possui cooperação com estado e/ou instituições de ensino.
- A maioria não se beneficia de alguma política governamental.
- Mais de 50% possui orçamento dedicado.
- A cultura é o fator de condições facilitadoras com menor avaliação.
Conheça o Observatório de Transformação Digital e participe respondendo o questionário para receber o relatório consolidado dos principais resultados.