Premiada como a melhor dissertação de mestrado em administração pública e governo de 2020, a pesquisa de Caio Momesso na FGV EAESP investigou as possibilidades existentes entre a ação pública e a proposta da economia solidária ao analisar o caso da central de cooperativas COOPERCENTRAL VR, no Vale do Ribeira – ele é o entrevistado dessa edição do podcast Impacto e conta mais detalhes sobre a sua pesquisa.
Com uma abordagem qualitativa, o pesquisador analisou o histórico de formação da cooperativa, seu contexto espaço-temporal, seus mecanismos organizativos, bem como sua relação com o Estado e as políticas públicas e os desafios da sua consolidação.
Ao final da pesquisa, que incluiu interações com as 13 organizações que compõem a cooperativa, envolvendo cerca de 1.200 famílias, o autor conclui que é notável a importância de uma negociação ativa em torno da manutenção de sistemas econômicos alternativos como o proposto pela central de cooperativas.
Entre os desafios ressaltados no estudo, destaca-se a tensão entre a racionalidade de mercado e a racionalidade solidária, que permeia as relações de organizações deste tipo e causam resistências tanto dos cooperados (que precisam se organizar para criar vínculos com atores públicos) quanto dos responsáveis pelas agências públicas (que podem ter diferentes predisposições para incorporar pautas da agricultura familiar e da economia solidária).
Saiba mais sobre a pesquisa de Caio Momesso neste episódio do podcast Impacto ou conferindo a premiada dissertação de mestrado na íntegra.