Na entrevista para o Podcast Impacto, Pablo Leão fala sobre a sua premiada tese que resultou em três artigos que abordam aspectos complementares sobre como os gestores influenciam a transformação digital (TD) nas organizações.
A presença constante da tecnologia tem se tornado cada vez mais notável em nossa sociedade e, conforme Pablo revela, esse é um processo de mudança organizacional que tem pressionado empresas de diferentes setores, regiões e tamanhos a se adaptarem para se manterem competitivas na era digital. Tal transformação impõe novos desafios e oportunidades para as empresas que precisam desenvolver novas capacidades para responder às mudanças em seu ambiente. O pesquisador aponta que, apesar de acadêmicos de diferentes áreas demonstrarem grande interesse por esse processo, ainda faltam estudos que analisem a influência dos gestores no processo de transformação digital das empresas.
Pablo revela ao longo da conversa como os gerentes tendem a influenciar os processos organizacionais dependendo de sua capacidade de tomar a decisão certa no momento certo. Fala também sobre como eles são pressionados a desenvolverem habilidades que apoiem a capacidade de suas organizações de permanecerem competitivas em um ambiente em mudança.
Após realizar uma revisão sistemática da literatura para resumir e analisar a influência gerencial na mudança organizacional, mudança estratégica e mudança tecnológica, Pablo integrou os resultados e apresentou um conjunto de proposições que ampliam o conhecimento sobre a influência gerencial nos processos de mudança organizacional. O segundo artigo oferece um estudo de caso múltiplo com empresas brasileiras para explicar como as capacidades dinâmica, gerencial e a teoria de alto escalão, além das características dos gestores, podem apoiar o processo de TD das empresas. Por fim, no terceiro artigo, ele traz uma análise sobre como a atenção gerencial digital pode influenciar a mudança estratégica das empresas, testando estatisticamente o impacto da atenção digital gerencial na mudança estratégica das organizações. De acordo com o pesquisador, os resultados demonstram que os gestores precisam desenvolver novas capacidades e adaptar as capacidades já existentes para apoiar a TD de suas empresas. Tais capacidades são contingentes a características gerenciais (por exemplo, formação educacional, cognição e experiência) que permitem o surgimento de mecanismos que, por sua vez, apoiam a capacidade dos gerentes de perceber e aproveitar oportunidades e reconfigurar os ativos e recursos das organizações.
Pablo Leão é pesquisador do Centro de Estudos em Competitividade Internacional da Fundação Getulio Vargas (FGVcei) e professor convidado da FGV EAESP. É doutor em Administração de Empresas pela FGV EAESP, mestre em Administração de Empresas pela mesma instituição, especialista (MBA) em Gestão Estratégica de Negócios, Bacharel em Administração de Hotéis pela Universidade Anhembi Morumbi.