Com a crescente adoção da terceirização (também conhecida pelo termo em inglês outsourcing), as relações entre compradores e fornecedores se tornou um foco de atenção para os estudos de administração de empresas. Percebendo essa oportunidade, o pesquisador Claudio Minerbo conta neste episódio do podcast Impacto FGV o processo utilizado na sua tese de doutorado, com o título “An Integrative Perspective on Value Creation and Capture in Buyer-supplier Relationships”, que recebeu menção honrosa entre as teses de administração de empresas de 2020.
O autor explica que o modelo de análise construído por ele baseia-se em quatro principais componentes (questões de poder, comunicação, maturidade e relacionamento) e demonstra que eles se desdobram em 14 diferentes formas de criar valor para a relação entre compradores e fornecedores, descrevendo de forma mais clara como os processos e interações acontecem e de que forma se materializam.
Ainda segundo o autor, essas dimensões de valor e características podem ser combinadas para conseguir capturar valor nessa relação entre fornecedores e compradores. Ao aplicar seu modelo a um caso específico, o pesquisador descobriu que, a depender da indústria, algumas dimensões podem gerar mais ou menos valor. “Todos sabem que há uma grande valorização da eficiência operacional, mas ninguém está disposto a pagar mais para ter uma performance muito melhor”, exemplifica Minerbo. Além disso, o pesquisador complementa que o relacionamento, destacado sempre como uma dimensão bastante relevante, tem grande importância ao trazer valores indiretos, como facilitar alguns procedimentos, mas raramente se converte em valores financeiros.
Confira mais detalhes sobre a pesquisa de doutorado de Claudio Minerbo no episódio abaixo.