O programa Cientista Chefe é uma iniciativa pioneira no Brasil. Resultado da parceria entre a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e o Governo do Ceará, o programa busca trazer inovação para a gestão pública estadual através do trabalho cooperativo entre cientistas e gestores públicos. O processo inicial de implementação do Programa foi analisado no trabalho desenvolvido por Caio Cruz, Júlia Braga, Mayara Matos e Brenda Machado para o projeto Conexão Local da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP). O Projeto Conexão Local visa estimular o envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação strictu sensu da FGV EAESP com experiências inovadoras de gestão social e de desenvolvimento econômico local, com foco nas áreas de políticas públicas, combate à pobreza e promoção da cidadania.
A pesquisa procurou entender como o planejamento do programa Cientista Chefe é traduzido em ações, ou seja, como os recursos do Estado foram alocados e quais são os fatores relevantes para o sucesso da realização do programa no presente neste estágio, contribuindo com a agenda de análise de implementação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação na gestão pública e na articulação entre governo e academia. Através de entrevistas com atores responsáveis pelo programa, foram encontrados relatos que comprovam que a articulação entre os agentes representantes da academia e do governo do Ceará é um dos principais fatores para o sucesso do programa e de sua atuação. Leia o relatório “O Programa Cientista Chefe como Política Pública: análise da implementação” com informações completas sobre a pesquisa.
Nesse episódio do Podcast Impacto, os jovens pesquisadores falam sobre outros resultados e revelam aprendizados que geraram crescimento profissional, acadêmico e também pessoal. Confira no player abaixo.