A proteína é o grupo de alimentos com maior desperdício nos lares brasileiros, representando quase 40% do volume total. Cerca de 20% dos descartes de sobras se referem à carne bovina e 15%, à carne de frango. Arroz e feijão, os dois alimentos mais consumidos nos lares brasileiros, representaram 22% e 16% do volume desperdiçado, respectivamente. Os dados são de artigo dos pesquisadores da FGV EAESP Carlos Eduardo Lourenço, Cecília Maria Lobo Araújo e Luciana Marques Vieira com colaboradores publicado na revista “Sustainable Production and Consumption”.
Os autores aplicaram mais de 2 mil questionários a 696 pessoas. Os entrevistados foram selecionados de acordo com a amostra padrão da população brasileira registrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2020. Os indivíduos fazem parte da base de consumidores de um aplicativo para smartphone e registraram em fotos os volumes de alimentos desperdiçados no período. Os respondentes são os principais responsáveis pela compra e pelo preparo de alimentos em suas residências, explica o artigo.
Entre os fatores mais importantes para o consumo de alimentos, o que mais se destaca é a disponibilidade da comida para todos à mesa, citado por 25% dos respondentes. Essa preocupação em prover alimentos pode influenciar a quantidade de refeição preparada, o que refletiria no desperdício, apontam os autores. O sabor é a segunda prioridade, com 22% das citações. Se combinado com os 10% que priorizam uma refeição recém preparada, é possível associar o consumo de alimentos ao prazer e à satisfação de um gosto, aponta o artigo. A prevenção ao desperdício vem em terceiro lugar, priorizada por 15% dos respondentes.
Os pesquisadores apontam que os grupos de alimentos desperdiçados são condizentes com os mais consumidos pelos brasileiros, o que corrobora estudos anteriores. O resultado também é consistente com achados de países da Europa, como a Suécia, onde o pão é um dos alimentos mais presentes na dieta da população e, também, o mais desperdiçado. No Brasil, alertam os autores, o grande desperdício de carne é também um problema ambiental, tendo em vista o alto impacto dessa produção.